Você já parou para pensar naquela frase “Bem aventurados os pobres de espírito, pois terão o reino dos céus”?
A princípio esse tema remete a uma frase enigmática, mas que se for dada a devida atenção percebe-se que tem um grande ensinamento em sua base.
O ser humano quase sempre deixa o seu ego se sobressair, tudo é feito a favor do ego. Para manter o ego alimentado acaba-se por alimentar outro ponto que é o orgulho, o veneno da alma.
Quantas vezes você se pega em alguma situação onde seu orgulho é ferido e você não é capaz de reconhecer que pode estar errado? Quem muito se orgulha acaba cego para as reais situações que sua vida percorre.
O orgulhoso é aquele que se julga inabalável, o maioral, quando na verdade não é. Já aquele que reconhece possíveis erros, possíveis derrotas sem se sentir humilhado tem na humildade a paz divina.
Ser humilde é ser caridoso sem esperar nada em troca, é doar sem receber, é ser sentido sem precisar sentir. A humildade é uma qualidade que raramente poucos de nós praticamos no dia a dia. Já o orgulho cultivamos quase sempre sem nem mesmo olhar pra trás.
Portanto, para obter um lugar aos céus seja semeador da humildade, pois se propagares o orgulho se distanciará cada vez mais deste.
Realmente o orgulho é um sentimento negativo, muitas vezes silencioso, que toma conta do íntimo.
ResponderExcluirO orgulho faz com que n reconheçamos as nossas falhas e consequentemente deixamos de melhorar o nosso ser.
A humildade nos ajuda a trilhar um caminho de luz, de bondade e Amor divino